Avançar para o conteúdo principal

Empresas responsáveis

Problema
É sabido que grande parte das empresas, especialmente as grandes corporações, têm apenas um único objetivo em mente: o lucro. Isto é visível em programas de entretenimento ligados ao investimento como o Shark Tank ou o Dragons' Den nos quais os investidores só se preocupam em obter lucro e qual a forma mais rápida e barata de atingir esse objetivo.
Por outro lado, existem vários problemas associados à definição de "privado" ou "privatização", naturalmente associadas às corporações, que significa "privar" alguém de algo se não tiver recursos para obter um determinado produto ou serviço.

Reflexão
Não deverá o Estado promover o funcionamento responsável das empresas privadas sem, ao mesmo tempo, impor qualquer restrição que normalmente está associada às ditaduras? E como fazer isso?
Não deveriam os empreendedores focarem-se em resolverem problemas em vez de procurarem o lucro puro? E como promover isso?

Solução
aqui foi referido o modelo de economia e financiamento usado na Cidade de Abílio, ou seja, caso existisse um programa de entretenimento ao estilo do Lago dos Tubarões, seria mais um "Lago das Sardinhas" pois os investidores seriam os cidadãos comuns que, com pouco dinheiro mas sendo muitos, conseguiriam angariar investimento suficiente e não especulativo para os empreendedores; já para não falar que a riqueza obtida através dos juros seria distribuída por um grande número de pessoas.

Relativamente às empresas, tendo em conta que modelos de financiamento especulativos, como as bolsas, estão proibidos, e a mentalidade dos empresários está de acordo com os padrões da Abílio, estas implementaram naturalmente modelos de funcionamento responsáveis e, quando isso não acontece, são incentivadas pelo governo que, em caso de cumprimento reduz o custo dos impostos. Assim, os alicerces da responsabilidade empresarial são:

  • assegurar que o consumidor final paga um custo justo: isto significa que a partir de um momento em que um produto é vendido em maior quantidade, contrariando a lei da oferta e da procura, o seu preço é reduzido pois o lucro para a empresa aumenta exageradamente; e, significa também, assegurar que a margem de lucro não é superior a 50%
  • assegurar que os lucros são divididos justamente dentro da empresa: em parte isto já é assegurado porque os investidores consistem num número alargado de pessoas, mas significa também que todo o lucro de uma empresa que, normalmente é distribuído por um grupo restrito de pessoas, é distribuído por todos os trabalhadores através de bónus ou é usado em reinvestimentos
  • assegurar que não existem grandes disparidades salariais dentro da empresa: em Abílio nunca será admissível que o CEO ganhe milhares de speros e os trabalhadores menos "graduados" ganhem algumas centenas de speros
É importante salientar que o governo tem sempre um papel passivo nas políticas da empresa, ou seja, uma empresa pode funcionar como funciona no resto do mundo, no entanto, caso não seja uma empresa responsável será severamente punida pois será fortemente taxada através do agravamento do IRC.
Para além disto, é muito improvável que alguém se torne milionário de repente devido à sua atividade profissional, porque o lucro dos produtos que vende é distribuído pela comunidade em benefício da mesma e não em benefício de uma só pessoa ou de um grupo restrito de pessoas, o que evita a ganância.

Gostaria de ver as empresas e os empresários a agirem como na Cidade de Abílio?

Comentários