Avançar para o conteúdo principal

Políticas sociais

Problema
Já é conhecido que a pobreza é uma das principais causas por detrás do aumento da criminalidade e da infelicidade assim como do decréscimo do nível de escolaridade e cultura. Porquê? Porque quando as pessoas não têm o suficiente para "viverem" entram em "modo de sobrevivência", e só quando o que ganham supera o nível mínimo para a sua sobrevivência, ou seja, quando podem começar a investir no ócio, é que entram em "modo de vida".

Um dos grandes investimentos que as forças de segurança fazem no mundo é o combate ao tráfico de droga, no entanto, o crime de "tráfico" só existe porque transacionar drogas é proibido, não sendo o crime em si algo que se possa considerar de "crime".

Reflexão
Não seria uma boa ideia os Estados garantirem que os seus cidadãos saiam, não só de situações de pobreza extrema, mas também de situações de pobreza "leve", a fim de melhorar todos os indicadores que estão associados à pobreza?

Uma pergunta polémica: e se as drogas deixassem de ser proibidas? Será que o crime e o tráfico a elas associados deixariam de existir?

Solução
A Cidade de Abílio implementa o RBU - Rendimento Básico Universal - durante 2 anos, aplicável a todos os desempregados. Assim, qualquer cidadão que, por algum motivo, não tenha condições para "viver", recebe um rendimento próximo do salário mínimo a fim de recompor a sua vida, recebendo-o no máximo durante 2 anos ou até encontrar emprego. O valor é adequado de forma a que os cidadãos não tenham nem uma "vida de luxo" nem uma "vida de pobre" com o RBU. Esta medida assegura que, indiretamente, indicadores como o crime diminuam. Porquê? Porque os cidadãos que se tornam criminosos em busca de dinheiro fácil para sobreviverem não necessitam de o fazer. Entre outras vantagens, em Abílio, por exemplo, também não há sem-abrigos nem "bairros de lata".

Relativamente às drogas, todas são permitidas, embora estejam sujeitas a regras próprias, as mesmas que existem para outras drogas como o álcool ou o tabaco. Em Abílio nunca foi registado nenhum crime ou problema relacionado com drogas, inclusive casos de overdose. O princípio é simples: é dada liberdade de escolha aos cidadãos, sendo que os mesmos são responsabilizados pelos efeitos nefastos do consumo de drogas. Incrivelmente, ou não, são raros os abilienses que consomem drogas excessivamente, mesmo álcool ou tabaco!

Comentários