Avançar para o conteúdo principal

O Trânsito e os Transportes

Problema
O trânsito é um problema de qualquer cidade média ou grande. Cada cidadão pretende deslocar-se e, normalmente, fá-lo no seu próprio carro, num ciclo vicioso que provoca cada vez mais trânsito intenso. Por outro lado, quem utiliza transportes públicos, embora não sofra com o trânsito, tem a desvantagem do mesmo constituir um incómodo, já que tem de se deslocar entre paragens/estações e os destinos, diminuindo portanto a qualidade de vida.

Reflexão
Não seria tão bom se conseguíssemos juntar o melhor dos 2 mundos? E se conseguíssemos resolver o problema do tráfego intenso? A que se deve?

Solução
Vamos começar com o problema do trânsito intenso. Na realidade, apenas se deve a nós, humanos, à nossa aselhice! Somos nós que o provocamos e não o facto de existirem mais carros na estrada! Porquê? Tomemos como exemplo um carreiro de milhares de formigas: alguma delas para porque existe muito tráfego à sua frente? Não, certo? Pois bem, e a ciência até já provou isto.

Assim, em Cidade de Abílio, todos os carros são autónomos (e, obviamente, elétricos). Isto faz com que, por um lado, não exista "pára-arranca" porque cada veículo comunica com os restantes e com os sensores da via e sabe exatamente o que fazer para evitar parar e provocar engarrafamentos, e por outro, o carro tornou-se um complemento da própria casa, uma sala com rodas, devolvendo ao passageiro o tempo que normalmente perderia se tivesse de conduzir. Bem porreiro, não?

Quem não pode comprar carro, aluga serviços mensais: por exemplo, todos os dias úteis entre as 9:00 e as 9:15, um veículo autónomo vem recolher o passageiro e leva-o até ao local de trabalho, pagando 40 speros por mês (para um máximo de 2 horas de mobilidade por dia). E assim, o serviço de transporte público de Abílio é confortável, cómodo e altamente personalizado, trata-se de uma frota de Abílio Táxis ao dispor dos cidadãos!
E claro, para além disto tudo, a pegada ecológica de todos os transportes terrestres (não é necessário referir os comboios elétricos) é virtualmente zero!

Imagine se o seu dia-a-dia fosse: sair de casa, entrar no seu veículo, sentar-se e tomar o pequeno-almoço, começar a preparar o seu trabalho, ler ou assistir às notícias pela televisão de bordo, ou até acabar de se arranjar, enquanto o seu carro conduz sozinho até ao emprego; e quando lá chegasse não tinha conduzido, tinha apenas estado na "sala móvel" da sua casa. O que acha?

Comentários