Avançar para o conteúdo principal

Construção de edifícios

Problema
Vou começar por lhe contar uma história pessoal.
Durante alguns anos trabalhei num edifício tido como dos mais modernos e eficientes do país. Era todo envidraçado e dispunha de climatização de ponta. Trabalhei no lado norte e sul, e... nem tudo foram rosas! No lado sul, os verões eram extremamente quentes, tínhamos de ter o AC ligado durante o dia todo; já os invernos eram quentes, poupávamos na climatização, porém, por vezes aquecia demais e tornava-se insuportável (porque o AC geral estava em modo quente, pelo que não podíamos usar refrigeração). No lado norte, os invernos eram extremamente frios, tínhamos de ter o aquecimento ligado durante o dia todo; já os verões eram frescos, mas, ainda assim, tínhamos de ligar o AC com frequência. E ainda não lhe falei da luminosidade! Era verdade que não faltava luz natural, porém, com o sol a incidir diretamente nos monitores, tínhamos de fechar as persianas, o que escurecia o espaço, o que nos levava a ligar as luzes! Ou seja, havia muito sol, mas, ainda assim, durante todo o dia tínhamos as luzes ligadas!

Reflexão
As janelas são um problema, e possivelmente têm mais desvantagens do que vantagens. É por elas que entra a luz e o sol que aquece as casas, mas também é por elas que entra o frio e o barulho. Vidros duplos ou janelas duplas minimizam o problema, mas não o resolvem.
Será possível uma solução alternativa às janelas para captação da luz natural? E relativamente ao isolamento térmico e acústico?

Solução
O Abúnquer é a casa típica da Cidade de Abílio. Trata-se de um búnquer, uma casa sem janelas debaixo do solo.
Eu sei no que está a pensar: viver debaixo do solo sem luz natural e sem poder observar o exterior? É aí que a tecnologia nos vem salvar!

Os Abúnqueres têm várias fibras óticas embutidas nas paredes de modo a transportar a luz natural para o interior simulando janelas. Atualmente já existem algumas soluções (SunEffects, Solros, Himawari) capazes de levar luz natural para o interior dos edifícios, no fundo é como ter uma "lâmpada" sempre acesa durante o dia sem consumir energia. Porém, em Abílio as fibras estão completamente embutidas nas paredes, a própria parede reflete a luz e, obviamente, é possível controlar a intensidade da mesma ou até "desligá-la" ao bloquear as fibras. No mundo real já existem algumas experiências interessantes, porém ainda não transformam completamente as paredes em janelas; ainda assim, podemos sempre recorrer a ecrãs de alta definição!
No topo dos Abúnqueres estão as garagens e os jardins! Do lado de fora o verde predomina, já que as construções familiares no máximo só têm 1 piso de pequenas dimensões.
Porém, um Abúnquer apenas é viável para uma habitação de pequenas dimensões. Os grandes edifícios da Cidade de Abílio são edifícios ditos "normais" mas sem janelas, apenas com fibras óticas embutidas nas paredes.

Um Abúnquer para além de não ter problemas com a gestão da luz ou de isolamento sonoro ou térmico, tem também uma grande vantagem: eficiência térmica. O solo é possivelmente o melhor isolante térmico que existe, a sua temperatura é constante e próxima da temperatura conforto do ser humano. Portanto será raro ter de usar soluções de arrefecimento ou aquecimento. Já imaginou? Ter a sua casa sempre à volta dos 20º C, tanto nos invernos frios como nos verões quentes, sem necessitar de ligar o ar condicionado?
Para além disto, uma das maiores vantagens está no facto dos Abúnqueres serem completamente imunes aos piores temporais como tornados ou tufões!

(Relativamente à questão "como é viver num Abúnquer?" e à planta interior do mesmo, esclarecerei num dos próximos artigos!)

Comentários